quarta-feira, 6 de maio de 2009

Traição

Você perdoaria uma traição?
Traição que eu falo de homem para mulher e vice versa.
Tipo você tem um relacionamento estável com uma pessoa, um relacionamento longo, de mais de 3 anos, mesmo que não sejam casados, mas tem um compromisso muito claro e bem definido, e de repende descobre que a outra pessoa tem um caso. Você perdoaria?
Não foi só uma ficada, uma escapada em alguma viagem ou noite de bebedeira, mas um caso, com troca de carinhos, declarações de afeto, mensagens românticas, telefonemas, etc, etc, etc. Você perdoaria?
Vou escrever como se o homem fosse quem estivesse traindo porque como sou mulher fica mais fácil para eu raciocinar.
Imagine que seu namorado, seu amigo em que você confia tanto, tenha um caso com uma garota. Mas essa garota nem pode ser julgada ou acusada de nada, porque ela não sabia que ele tem namorada, ela também estava sendo enganada. E pior, ela também está apaixonada por ele. E você, a namorada oficial perante a família dele, a número um, a traída, perdoaria esta traição?
É ser muito orgulhosa achar que isso é uma humilhação sem tamanho, com as duas mulheres?
É ser muito idiota não conseguir ter ódio da outra mulher, e sim, ter pena dela, por olhar para ela e sentir que ela é uma boa pessoa, que também foi enganada?
É ser muito fria ter vontade de conhecer essa outra mulher para saber porque ele se envolveu com ela? O que ela tem de diferente de você? O que ela faz de melhor? Ela é mais bonita?
É ser muito auto crítica se sentir culpada por não ter percebido este caso mais cedo, ou ter permitido tal situação, dando margem ou aberturas de uma maneira ou outra, mesmo que inconsciente?
Uma ficada, uma coisa sem importância, é uma coisa sem importância. Mas um caso?! Imaginar a pessoa que fala que te ama falando que ama outra mulher? Amor de homem e mulher? Amor de amantes? Existe amor que supera isso? Ou existe dependência, necessidade de segurança, ao lado de uma pessoa que te trai? Existe a necessidade de mostrar para a socidade que seu relacionamento continua forte? Existe o medo da solidão? De não conseguir mais ninguém?
Você perdoaria uma traição?

2 comentários:

  1. Acho que não, viu. Ninguém é obrigado a estar com ninguém. Então se as regras de "monopólio" estavam claras, não poderiam ser quebradas.

    ResponderExcluir
  2. Eu até perdoaria o cara, mas não manteria o relacionamento. Infidelidade básica (movida "apenas" por motivações sexuais) ainda vá lá. Mas nesse caso que vc citou tem coisa demais para ser entendida e perdoada: infidelidade + falta de respeito + imaturidade + falta de cumplicidade... Nunca eu ia querer uma pessoa assim do meu lado!!!
    Sou psicóloga sim, a aula de psicanálise era da pós... Bjocas!!

    ResponderExcluir